14 de agosto de 2013

Banana Caramelizada



Eu nunca sei se é caramelizada ou caramelada, acho que dá no mesmo. Gente essa é uma sobremesa de 5 minutos. Facílima de fazer!!! Só que o caramelo é aquela coisa né? Tem gente que não acerta nem com promessa! Vou tentar explicar bem detalhadamente para todo mundo conseguir fazer, porque vocês merecem provar essa gostosura!



Quantidade para 2 porções:

  • Ferva 1/2 xícara (100ml) de água e mantenha ao lado da frigideira em que você vai preparar as bananas.
  • Leve ao fogo baixo 4 colheres (sopa) de açúcar em uma frigideira. O açúcar deve estar bem espalhado porque se deixar um "montinho" no centro vai demorar para derreter e queimar. Não fique mexendo, deixe derreter naturalmente. 
  • Quando o açúcar estiver quase todo derretido junte 1 colher (sopa) de manteiga sem sal e a água fervente. É normal que nessa hora o açúcar empelote um pouco, mas é só manter no fogo baixo que vai derretendo novamente.
  • Junto com a água eu adicionei 1 colher (sopa) de licor de banana que eu trouxe de Blumenau, mas você pode usar rum, conhaque ou não usar nenhuma bebida.
  • Quando estiver novamente em forma de calda junte as bananas. Eu usei 2 bananas nanicas cortadas ao meio, mas vocês podem cortar em rodelas.  
  • Não deixe cozinhar demais para não derreter as bananas. Deixe 1 minuto no fogo e desligue.
  • Sirva com sorvete, chantilly ou creme de leite.
Obs: Pode guardar com a calda na geladeira por até 4 dias. Para fazer uma quantidade maior é só ir dobrando todos os ingredientes.
Quem tem as manhas de flambar pode mandar bala que fica uma delícia! Não flambei porque usei pouca quantidade de álcool.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você não tem noção de quanto ficarei feliz em receber o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...