2 de janeiro de 2014

Negócio criativo: 7 dicas para o tempo render mais em 2014

tempo_organize
Quando a gente trabalha por conta própria, tem um craft business ou é freelancer nem sempre é simples organizar os horários de trabalho e as nossas atividades. Ter tempo flexível e independência para assumir os próprios compromissos é muito bom, mas estabelecer metas e rotina para que o tempo se torne mais objetivo e útil é essencial. Uma vida organizada nos faz mais estimulados e nos deixa livre de culpas.
Criamos uma lista com sete dicas para que o seu tempo seja bem aproveitado e você possa curtir mais esta vida de horários flexíveis:
1. Organize sua própria rotina.
Quando optamos por uma rotina mais livre , estabelecer horários pra fazer cada tarefa se faz primordial. Ser livre e dono do próprio negócio é motivador, porém, ser o próprio chefe da rotina é importante para tudo se manter em ordem.
Vamos a um exemplo prático? Nas segundas das 9h às 13h, você pode aproveitar a manhã pra fazer tarefas administrativas ou dependentes do horário comercial, como ir ao banco, aos Correios, visitar fornecedores de materiais. Já a tarde pode ser usada para o trabalho que requer ficar em casa ou no computador. Durante as outras manhãs, a administração da sua loja no Elo7 pode ser o foco e será o horário reservado para cadastrar, promover e organizar os produtos. Enquanto as sextas são os melhores dias pra você planejar o conteúdo de suas mídias sociais para próxima semana e traçar sua agenda semanal.
2. Faça listas de tarefas.
A semana que começa  tem uma prioridade que você não pode perder de jeito algum? Faça uma lista na sua agenda com as atividades mais importantes da semana que começa e de cada dia. Assuma um critério de prioridade e enumere cada tarefa. Pode parecer banal, mas escrever as coisas importantes no papel faz com que o cérebro registre melhor tudo que não pode ser esquecido. Para ficar ainda mais fácil organizar os compromissos, novas encomendas, lista de compras, temos um calendário para baixar e imprimir aqui, GRATUITO. Como a Internet não para nunca dá para aproveitas a fila do supermercado ou a espera do dentista para responder aqueles e-mails prioritários. Pense nisso!
3. Otimize a sua criatividade.
Ser criativo não tem hora ou lugar, qualquer momento é válido para inovar. Quando você está fazendo outras atividades pode acontecer de ótimas ideias surgirem! Tenha sempre um caderninho a mãos ou um bloco de notas estratégico na mesa de trabalho para anotar todos os “insights” que vierem à mente. Vale também desenvolver o hábito de registrar ideias no seutablet ou até no seu smarthphone.
tempo_home
4. Mude de ambiente.
Ficar no mesmo lugar por um longo período de tempo pode causar bloqueio de ideias. Se você costuma trabalhar com um laptop, troque seu espaço de trabalho de tempos em tempos ou simplesmente se permita ter uma pausa pra fazer outra atividade. Isso ajuda a recuperar a energia e o foco. Quando você voltar para a tarefa que estava executando, notará que tudo se torna mais fácil. Um truque que sempre funciona.
5. Reveja suas metas ao fim do dia.
Lembra-se daquela lista que você fez ao iniciar o dia? Ao final do mesmo, é hora de  ticar o que pôde ser cumprido. Se algo ficou pendente, tente pensar em novas soluções para resolver esta atividade ou remaneje para o próximo dia com prioridade. Um dia com tarefas ticadas significa um dia bem aproveitado!
6. Exercite-se e relaxe
Está cientificamente provado que as pessoas que praticam esportes ou atividades físicas são mais felizes e têm melhor desempenho. Pense em uma atividade que você gosta de fazer e permita-se intercalá-la entre momentos criativos, reuniões, produções e outras arrumações diárias. Leve esta pausa como uma necessidade e que merece tanta atenção como outras. Não menospreze momentos de lazer e relax!
7. Dê tempo ao tempo: cobre-se menos.
Quando somos nossos próprios chefes, nos tornamos cada vez mais exigentes. Assumir metas e nos cobrar para alcançá-las da melhor maneira é essencial para termos sucesso em nosso negócio, porém, temos que ser realistas com nossos próprios limites. Nem todos os dias estaremos supercriativos e produtivos a ponto de ticar todas as tarefas. Todo profissional tem dias de baixa produtividade e, quando somos autônomos, isso não é diferente.
Aprender a se cobrar menos e respeitar nossas dificuldades e instabilidades é muito importante. A semana pode ser feita de compensações. Horas mais produtivas podem equilibrar aqueles momentos que precisamos de um pouco de descanso ou menos cobranças. :)
Todos prontos para começar um novo ano de atividades e conquistas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você não tem noção de quanto ficarei feliz em receber o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...