4 de janeiro de 2015

TCHAU LÂMPADA, OI VASO


IMG_8925
Hoje vamos mostrar um projeto que sempre paquerei mas nunca me aventurei a fazer, o famoso vaso de lâmpada. Tá, confesso que por muito tempo eu tive um certo medo de …. quebrar a lâmpada, hehehe. Então, como podem ver, o bloqueio com lâmpadas estilhaçadas foi superado para a produção deste post, tanto que me apaixonei pelos vasos bulbosos hackeados.
Então bora aproveitar para fazer este projeto agora que muita gente está trocando as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes para economizar energia (confere?). Também cai como uma luva para dar uma utilidade decorativa para suas lâmpadas  velhas/queimadas que seriam descartadas.
Separe suas lâmpadas e a sua caixa de ferramentas, deixe de lado o medo de quebrar lâmpadas e vamos lá…
IMG_8905
Vamos usar: Lâmpada incandescente transparente, alicate, chaves de fenda média e pequena e um par de luvas grossas para proteger as mãos. Use as luvas grossas mesmo, não aquelas fitinhas de lavar a louça pois caso a lâmpada se quebre (toc toc toc) você ficará segura.
Ah, é sempre uma boa ideia forra a mesa com um papel, para protegê-la dos resíduos de vidro.
IMG_8910
Segure o a lâmpada firmemente de cabeça para baixo, como mostra a foto. Começe dobrando uma das laterais do lacre de metal da base, com ajuda do alicate.
IMG_8911
Não é difícil, basta dobrar uma laterais com jeitinho e puxá-la que o lacre sai por inteiro.
IMG_8913
Ao retirar o lacre deve ficar um buraquinho na parte preta da base. Insira a ponta da sua chave de fenda pequena por ele e vá forçando para quebrar toda a área preta.  Hora de aplicar muito mais jeitinho que força! Vá cutucando com cuidado até retirar a parte preta por completo.
IMG_8915
Agora que o orifício da base ficou maior, insira a chave de fenda grande por ele. Com cuidado, quebre a estrutura de vidro que fica por dentro da lâmpada. É hora de aplicar um pouco mais força para conseguir quebrar o vidro interno. Minha dica é fazer uma espécie de alavanca na diagonal  com a chave até quebrá-lo.
IMG_8917
Quebrada a estrutura interna de vidro, retire os cacos pelo orifício da base, virando o bulbo. Se sobrar algum filamento ou haste de metal, retire-os com ajuda da chave de fenda.  O interior do bulbo deve ficar completamente vazio.
IMG_8918
Se por acaso amassar um pouco parte de metal da base, use o alicate para endireitá-la.
IMG_8919
Extra! Quer hackear um cabide para fazer um suporte para o seu vaso? É simples. Providencie um cabide de metal – como aqueles que ganhamos na lavanderia.
Primeiro abra o cabide e retire o plástico protetor. Corte um fio reto de  60 cm e marque  com uma caneta 5 X 12 cm.  Com ajuda do alicate, faça três dobras para formar o triângulo, uma para a haste e o que sobrar dobre formando o gancho do topo, como mostra a foto.
IMG_8921
Molde o suporte de arame para que fique no tamanho exato da rosca do vaso.
Agora é so colocar água….
IMG_8923
… escolher a flor mais bonita…
IMG_8927
…. e montar seu vaso-lâmpada. Saia a caça de objetos que tiver em casa para servir de suporte de mesa para o vaso. Eu aproveitei uma caixinha de madeira que veio embalando com um par de brincos para fazer o meu.
IMG_8929
Que tal ? Aproveite que, nesta época de Primavera, flor bonita por aí é o que não falta.
PS: Uma dica  para as flores durarem mais em vasos é  pingar uma gotinha de detergente ou de esterilizados para frutas na água – mas só uma gotinha. Ou trocar a água todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você não tem noção de quanto ficarei feliz em receber o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...